Provoquem-me de Mansinho

A palavra chave Ambição e alguns dos seus associados em forma de mind map
Criado com o programa de design: Canva

Gosto muito de brincar com as palavras, com os significados... em geral, gosto de palavras e de tudo o que podemos fazer com elas. Desta vez, peguei nalgumas e criei um mind map a partir da palavra chave ambição. (Quem quiser pode usar o programa Canva para criar conteúdo visual semelhante. É muito fácil!) Mas não só. Pesquisei no Priberam o significado dessa figura central deste mapa mental aqui apresentado. O resultado foi:

am·bi·ção
(latim ambitio, -onis, solicitação, pretensão, desejo, lisonja, pompa, fausto)
substantivo feminino
1. Desejo veemente de poder ou do que dá superioridade. = AVIDEZ, COBIÇA
2. Grande desejo de realizar ou atingir algo. = ASPIRAÇÃO
Palavras relacionadas:
cobiça, ambiciúncula, desejar, cupidez, ambicionar, despretensão, desambição.

Esta última palavra relacionada, que nem sequer sabia que existia, parece-me mais ter a ver comigo. Com alguma facilidade renuncio ao meu interesse... não porque seja muito boazinha, mas porque muitas vezes quero evitar o confronto ou não estou para me chatear.

Touro, a Desambição que Há em Mim

Estão a ver um touro no prado? Pachorrento, na dele, que ninguém o chateie que ele não chateia ninguém? Mas se o provocam - não à primeira, nem à segunda, mas lá pela terceira... sai da frente que atrás vem Touro enfurecido!? Estão a captar a imagem? Descreve-me bem.

Às vezes, gostava de ter mais sonhos, mais planos, mais desejos... mas contento-me com pouco. Sou feliz com pouca coisa. E isso, há dias, em que me irrita seriamente. Há outros dias que me deixa em paz. Nos dias em que me irrita seriamente, há uma grande probabilidade de estar relacionado com uma sensação de inutilidade da minha parte, de me sentir desvalorizada, talvez. Mas, rapidamente, dou a volta ao assunto.

Também existem aqueles dias em que um Touro pachorrento se cruza com um Cavalo saltitante, a pavonear-se à frente da sua cara. São aqueles dias em que pessoas ambiciosas (ou vaidosas, não estou bem certa?!) se cruzam no meu caminho e teimam em tirar-me do meu conforto, do meu conformismo, da minha pachorrentice...

Nos primeiros tempos, evito dar-lhes importância. Depois, começo a sentir um fogo a subir do umbigo até à boca e uma vontade de dizer uma enxurrada de palavras menos doces. A seguir, controlo-me e engulo em seco. Algumas vezes, sem conseguir entrar nesta fase, cuspo umas palavras azedas, mas a procurar ser contida. E se continuam a dizer "eh eh eh Touro!!!", lá vou eu, e marro de frente.


mamífero, brinquedo, touro, escultura, arte, vertebrado, pintado, Cabeça de vaca, Gado como mamífero
Foto: PXHere

Dizem que tenho mau feitio. Será? Dizem que sou temperamental. Mesmo? Em minha defesa, só tenho a dizer que: num país de cavalos pavoneantes, os touros não têm paz. Deixem-me na minha desambição! Ou provoquem-me de mansinho rsrsrsrsrsrs


A Mulher do 31 | Blog | Facebook |Instagram | Twitter 

You May Also Like

0 comentários

Follow