|Motivação| Ultrapassar as Barreiras


A maior parte de nós tem tudo para ultrapassar os obstáculos, com os quais se depara no seu percurso. Mas uma grande parte de nós fica assustada perante esses desafios. Eu fico. E tu?


Sendo mãe de um rapaz em idade escolar e vivendo num país estrangeiro, deparei-me ao longo destes oito anos com pequenas barreiras, não só linguísticas e culturais, como pessoais, do meu íntimo, do meu carácter... que ao enfrentá-las, também tive de enfrentar os meus fantasmas interiores, que teimavam em se fazer gigantes dentro de mim, e levar-me ao insucesso.

Posso confessar-te que apesar de me sentir relativamente à vontade com a língua e a cultura ainda hoje sinto uma certa dificuldade em participar nas reuniões e festas da escola do Gui... sobretudo aquelas em que conviver com os outros pais é obrigatório. Mas, como digo ao nosso filho, corajoso não é aquele que avança sem medo, é aquele que apesar do medo avança. E é o que faço. Com o estômago embrulhado lá vou eu... calada... observadora... e, por vezes, lá arrisco uma palavra, uma aproximação... outras vezes, fico num cantinho a ver o ambiente, à espera que o tempo passe...

Quando olho este exemplo... penso como a força interior pode alterar tudo, até as limitações físicas e as circunstâncias exteriores. Mas tudo começa na mente, no interior. Toda a transformação é de dentro para fora, toda a acção nasce primeiro no íntimo de nós. 

Na próxima actividade que for convidada a participar quero ter presente este menino. Irei com a mesma garra e determinação que ele. Vou olhar à minha volta e procurar aquilo que me ajuda a vencer. Vou tentar, tentar... até conseguir. A vitória é daqueles que, apesar dos erros, continuam no caminho!

Segue A Mulher do 31 (@amulherdo31) também no Instagram e no Facebook.

You May Also Like

0 comentários

Follow